À porta do Atlântico/At the door of the Atlantic

O novo terminal de cruzeiros de Leixões, edifício curvilíneo com 40 metros, ganha vida, num espaço partilhado pelo pólo do Mar da Universidade do Porto que se prevê estar concluído até ao final do ano.

A ambição da Administração dos Portos do Douro e Leixões (APDL) já era antiga e até ao final do ano vai ser concretizada com a inauguração do novo terminal: ter instalações que permitam o início e o fim de cruzeiros em Matosinhos, aumentando assim o fluxo de navios e de passageiros. O presidente da APDL, Brogueira Dias, declarou à agência Lusa que conta pelo "princípio do segundo semestre que a obra possa estar concluída para realizar a inauguração ainda durante este ano".

Os números desta construção impressionam: a área de construção ultrapassa os 19 mil metros quadrados, o betão utilizado supera os 18 mil metros cúbicos, foram usadas perto de quatro mil toneladas de aço em armaduras e movimentaram-se quase seis mil metros cúbicos de terras nas escavações.

De acordo com o presidente da APDL, o investimento global ultrapassa os 50 milhões de euros, explicando que o terminal "não é apenas o edifício". "A aposta de Leixões é para consolidar o tráfego que tem vindo a crescer muito nos últimos anos a nível mundial. Leixões também tem acompanhado esse crescimento", explicou, recordando que partiram dos 20 mil passageiros e que em 2012 – o melhor ano – chegaram perto dos 80 mil passageiros, com cerca de 70 escalas.

Com boas perspectivas para 2014 – uma vez que estão já marcadas 80 a 90 escalas – Brogueira Dias disse que com o novo terminal o que se pretende "é contribuir ainda mais para o crescimento do turismo na Região Norte", uma vez que aquele permite que Leixões deixe de ser, assim, um porto de escala.

"O edifício também tem uma utilização que é sui generis. A proximidade da cidade e a grande oferta que a cidade tem puxaram pelo engenho e conseguiu-se, pela primeira vez, uma boa relação com a Universidade do Porto, em que vai haver uma partilha praticamente a 50% da utilização do edifício", disse.

O arquitecto Luís Pedro Silva, autor do projecto, descreveu que "o edifício nasce sobretudo da envolvente portuária, ou seja, é a curva do molhe onde se insere o edifício que sugere a forma curvilínea que contamina todos os elementos do desenho". "O edifício faz pouco mais do que tirar partido do lugar. O lugar é suficientemente forte para depois não precisarmos que o edifício procure o que quer que seja adicionalmente", acrescentou.

Da imponência do novo terminal, destaque para o aproveitamento feito pelo arquitecto da cobertura, onde foi criado um anfiteatro exterior onde a vista sobre o mar, as cidades do Porto e Matosinhos, a praia e o Parque da Cidade não deixam ninguém indiferente. "Esperamos que qualquer cidadão – e creio que esse é o desejo também do Porto de Leixões – possa chegar à cobertura e usufruir do que já cá estava", disse, pretendendo ainda "evitar a redundância da estandardização".

Já Jorge Gonçalves, vice-reitor da Universidade do Porto, disse à agência Lusa que a instituição sempre ambicionou "ter uma localização que permitisse que os investigadores que trabalham sobre o mar estivessem em grande proximidade" com o objecto de estudo. "Neste lugar é impossível não investigar sobre o mar e, portanto, esta é a localização ideal para a Universidade do Porto ter o seu Pólo 4", defendeu.

Estimando que a população da universidade naquele pólo ronde 300 pessoas, Jorge Gonçalves antevê que vão utilizar "a parte que não está destinada à entrada e saída de passageiros" – os pisos 2 e 3 –, para além do estacionamento, onde vai ser criada "uma zona dedicada a biotérios, onde vai ser possível o crescimento de várias espécies de peixes".

The new Leixões cruise terminal, a 40-meter curvilinear building, comes to life in a space shared by the Pole of the University of Porto which is expected to be completed by the end of the year.
 
The ambition of the Douro and Leixões Ports Administration (APDL) was already old and by the end of the year will be accomplished with the inauguration of the new terminal: to have facilities that allow the beginning and end of cruises in Matosinhos, thus increasing the flow Ships and passengers. The president of the APDL, Brogueira Dias, told the Lusa agency that "by the beginning of the second half of the year, the work could be completed to inaugurate this year."
 
The numbers of this construction are impressive: the area of ​​construction exceeds 19 thousand square meters, the concrete used exceeds 18 thousand cubic meters, were used near 4 thousand tons of steel in armor and moved almost 6 thousand cubic meters of land in the Excavations.
According to the president of the APDL, the global investment exceeds 50 million euros, explaining that the terminal "is not only the building". "Leixões' bet is to consolidate the traffic that has been growing a lot in the last years worldwide. Leixões has also been following this growth," he explained, recalling that they left the 20 thousand passengers and that in 2012 - the best year - arrived Close to 80 thousand passengers, with about 70 stopovers.
 
With good prospects for 2014 - since 80 to 90 stopovers are already marked - Brogueira Dias said that with the new terminal what is intended "is to contribute even more to the growth of tourism in the North Region", since that allows Leixões thus ceases to be a port of call.
 
"The building also has a use that is sui generis. The proximity of the city and the great offer that the city has pulled through the ingenuity and for the first time a good relation with the University of Porto was obtained, in which there will be a Shares almost 50% of the use of the building, "he said.
The architect Luís Pedro Silva, author of the project, described that "the building is born mainly of the port envelop, that is, it is the curve of the pier where the building is inserted that suggests the curvilinear form that contaminates all the elements of the drawing". "The building does little more than take advantage of the place. The place is strong enough so we do not need the building to look for anything else," he added.
 
From the imposing of the new terminal, highlight the use made by the architect of the roof, where an outdoor amphitheater was created where the view over the sea, the cities of Porto and Matosinhos, the beach and the City Park do not leave anyone indifferent. "We hope that any citizen - and I believe that this is also the wish of the Port of Leixões - can reach the coverage and enjoy what was already here," he said, also intending "to avoid the redundancy of standardization."
Jorge Gonçalves, deputy dean of the University of Porto, told the Lusa news agency that the institution always wanted to "have a location that would allow researchers working on the sea to be in close proximity" with the object of study. "In this place it is impossible not to investigate on the sea and therefore this is the ideal location for the University of Porto to have its Pole 4," he defended.
 
Estimating that the population of the university in that pole will reach 300 people, Jorge Gonçalves anticipates that they will use "the part that is not destined to the entrance and exit of passengers" - the floors 2 and 3 -, besides the parking, where it will be created " A zone dedicated to bioterrories, where it will be possible the growth of several species of fish ".