NOVO TERMINAL DO PORTO DE LEIXÕES/NEW TERMINAL OF THE PORT OF LEIXÕES

A construção de um novo Terminal de Cruzeiros é um projeto em que a APDL aposta para dinamizar a indústria de cruzeiros na região Norte de Portugal. Trata-se de um investimento na ordem dos 49,75 milhões de euros.

O novo Terminal localiza-se no Molhe Sul, a apenas 3 Km da cidade do Porto e contempla:

Novo Cais para Cruzeiros

Comprimento do cais: 340 m

Fundos: - 10m (Z.H.L.)

Comprimento máximo dos navios: 300 m atracação

Pilotagem obrigatória (para entrada e saída)

Sem limites de estadia

Certificação conforme ISPS

· Estação de Passageiros, situada no edifício central do complexo, com diversas valências para navios em escala, ou que efetuem embarque/desembarque de passageiros. Sem limite de capacidade para passageiros em trânsito e com capacidade para 2.500 passageiros em turnaround (embarque e desembarque). (disponível a partir de 2013);

· Um Cais Fluvio-marítimo para acostagem de embarcações que proporcionem itinerários turísticos no rio Douro;

· Um Porto de Recreio Náutico para 170 embarcações e respectivos serviços mínimos de apoio às embarcações, espaços de conveniência e funções de apoio aos tripulantes e navegantes;

· Estacionamento para autocarros e viaturas ao longo do molhe e estacionamento interior.

O projeto contempla também a construção de um edifício onde está prevista a localização dos Departamentos de Produção de Ciência (gabinetes e laboratórios experimentais) e de Divulgação Científica do futuro Parque de Ciência e Tecnologias do Mar.

Este é o maior projeto de sempre de abertura do Porto de Leixões à cidade e que veio aumentar a capacidade do Porto de Leixões em receber maiores navios cruzeiro.

O novo cais, que permite a atracação de navios até 300m, encontra-se já em operação desde Abril de 2011. Desde essa altura e, até final de 2013, passaram por este cais 85 navios de cruzeiro.

As obras de construção do edifício principal, estão a decorrer a bom ritmo, prevendo-se a sua conclusão para o segundo semestre de 2014.

The construction of a new Cruise Terminal is a project in which APDL bets to boost the cruise industry in the Northern region of Portugal. This is an investment in the order of 49.75 million euros.
 
The new Terminal is located in the South Molhe, only 3 Km from the city of Porto and includes:
 
New Pier for Cruises
 
Length of berth: 340 m
 
Funds: - 10m (Z.H.L.)
 
Maximum length of vessels: 300 m mooring
 
Piloting mandatory (for entry and exit)
 
No limits to stay
 
ISPS Certification
 
· Passenger Station, located in the central building of the complex, with several valences for ships in scale, or embarking / disembarking passengers. No capacity limit for passengers in transit and with capacity for 2,500 passengers in turnaround (embarkation and disembarkation). (Available from 2013);
 
· A Fluvio-Maritime Pier for docking of boats that provide tourist routes on the Douro River;
 
· A Nautical Recreational Port for 170 vessels and their respective minimum services of support to the boats, spaces of convenience and functions of support to the crew and navigators;
 
· Parking for buses and cars along the jetty and indoor parking.
 
The project also includes the construction of a building where it is planned to locate the Departments of Science Production (offices and experimental laboratories) and Scientific Divulgação of the future Science and Technology of the Sea Park.
 
This is the largest project ever to open the Port of Leixões to the city and that has increased the capacity of the Port of Leixões to receive larger cruise ships.
 
The new wharf, which allows mooring of ships up to 300m, has been in operation since April 2011. Since that time, and by the end of 2013, 85 cruise ships have passed through this dock.
 
The construction of the main building is underway at a good pace, with completion scheduled for the second half of 2014.