NOVO TERMINAL DO PORTO DE LEIXÕES/NEW TERMINAL OF THE PORT OF LEIXÕES
A construção de um novo Terminal de Cruzeiros é um projeto em que a APDL aposta para dinamizar a indústria de cruzeiros na região Norte de Portugal. Trata-se de um investimento na ordem dos 49,75 milhões de euros.
O novo Terminal localiza-se no Molhe Sul, a apenas 3 Km da cidade do Porto e contempla:
Novo Cais para Cruzeiros
Comprimento do cais: 340 m
Fundos: - 10m (Z.H.L.)
Comprimento máximo dos navios: 300 m atracação
Pilotagem obrigatória (para entrada e saída)
Sem limites de estadia
Certificação conforme ISPS
· Estação de Passageiros, situada no edifício central do complexo, com diversas valências para navios em escala, ou que efetuem embarque/desembarque de passageiros. Sem limite de capacidade para passageiros em trânsito e com capacidade para 2.500 passageiros em turnaround (embarque e desembarque). (disponível a partir de 2013);
· Um Cais Fluvio-marítimo para acostagem de embarcações que proporcionem itinerários turísticos no rio Douro;
· Um Porto de Recreio Náutico para 170 embarcações e respectivos serviços mínimos de apoio às embarcações, espaços de conveniência e funções de apoio aos tripulantes e navegantes;
· Estacionamento para autocarros e viaturas ao longo do molhe e estacionamento interior.
O projeto contempla também a construção de um edifício onde está prevista a localização dos Departamentos de Produção de Ciência (gabinetes e laboratórios experimentais) e de Divulgação Científica do futuro Parque de Ciência e Tecnologias do Mar.
Este é o maior projeto de sempre de abertura do Porto de Leixões à cidade e que veio aumentar a capacidade do Porto de Leixões em receber maiores navios cruzeiro.
O novo cais, que permite a atracação de navios até 300m, encontra-se já em operação desde Abril de 2011. Desde essa altura e, até final de 2013, passaram por este cais 85 navios de cruzeiro.
As obras de construção do edifício principal, estão a decorrer a bom ritmo, prevendo-se a sua conclusão para o segundo semestre de 2014.