Novo Terminal Marítimo de Lisboa

A construção do Novo Terminal Marítimo de Lisboa é uma peça fundamental na reorganização das actividades portuárias que ocorrem na cidade de Lisboa.

Esta reorganização, que já permitiu à cidade ganhar extensas zonas de contacto com o rio, culminará com a existência de três áreas portuárias “pesadas”: Alcântara – Rocha Conde de Óbidos, destinada a contentores; Sta. Apolónia – Poço do Bispo, destinada a carga geral; e Jardim do Tabaco – Sta. Apolónia, destinada ao Novo Terminal de Cruzeiros.

Das três áreas portuárias, esta última tem um significado urbanístico especial, pela relação que estabelece com o centro histórico de Lisboa, e pela construção do novo terminal que gera uma oportunidade única para a criação de novos espaços públicos à beira Tejo.

A par do impacte urbanístico está a questão da eficiência do novo Terminal Marítimo, e a sua relação com os espaços urbanos envolventes, em particular com a rede viária que ditará o sucesso de operações que envolverão dezenas de pessoas e veículos em períodos de tempo muito curtos. Assim, foi desenvolvida uma solução de articulação com o tecido urbano existente, para além dos limites da área de intervenção a concurso, ajustando os perfis das ruas, alargando o passeio a norte e estreitando a rotunda.

O projecto propõe uma gare perpendicular ao rio, orientação pouco usual em edifícios deste tipo, organizada em 2 pisos e em torno dos 3 espaços principais: átrio de entrada, átrio de recolha de bagagem e átrio de check-in.

Para o espaço em frente à antiga Alfândega concebeu-se um jardim, num plano inclinado orientado para a cidade. Este novo espaço público no coração da cidade contribuirá para uma nova vida urbana permitindo usos múltiplos, informais ou programados junto à frente ribeirinha.

The construction of the new Lisbon Maritime Terminal is a key element in the reorganization of the port activities that take place in the city of Lisbon.
 
This reorganization, which has already allowed the city to gain extensive contact areas with the river, will culminate in the existence of three "heavy" port areas: Alcântara - Rocha Conde de Óbidos, destined for containers; Sta. Apolónia - Poço do Bispo, intended for general cargo; And Jardim do Tabaco - Sta. Apolónia, destined for the New Cruise Terminal.
 
Of the three port areas, the latter has a special urban significance because of its relationship with the historical center of Lisbon and the construction of the new terminal which creates a unique opportunity for the creation of new public spaces on the Tagus border.
 
Along with the urban impact is the question of the efficiency of the new Maritime Terminal and its relation with the surrounding urban spaces, in particular with the road network that will dictate the success of operations that will involve dozens of people and vehicles in very short periods of time . Thus, a solution of articulation with the existing urban fabric was developed, beyond the limits of the intervention area to the contest, adjusting the profiles of the streets, extending the walk to the north and narrowing the rotunda.
 
The project proposes a gare perpendicular to the river, unusual orientation in buildings of this type, organized on 2 floors and around the 3 main spaces: entrance atrium, luggage collection atrium and check-in atrium.
 
For the space in front of the old Customs was conceived a garden, in a inclined plane oriented towards the city. This new public space in the heart of the city will contribute to a new urban life allowing multiple uses, informal or programmed along the riverside front.