O maior túnel marítimo do mundo nasce na Noruega/The world's largest maritime tunnel is born in Norway

Embora a navegação marítima pareça ser feita facilmente em linha reta, existem muitos perigos e obstáculos a levar em conta. Um deles é a presença de terra firme como obstáculo entre dois pontos, que durante a história da navegação marítima levou à criação de obras como o Canal do Panamá ou o Canal do Suez. Mas a Noruega vai mais longe e prepara-se para criar o primeiro túnel marítimo para embarcações de longo porte.
 
A Kystverket, autoridade marinha norueguesa, está atualmente a estudar a viabilidade de um construção de um túnel da Península de Stad, uma das zonas costeiras mais perigosas do país escandinavo. O farol de Kraakenes, em Stad, é o mais fustigado por tempestades na Noruega, entre 45 e 106 dias por ano, e a costa tem uma combinação de ondulação, correntes, ventos e formações geológicas submersas que torna perigosa a navegação em redor da península.
 
A zona escolhida para o Túnel Marítimo de Stad é simultaneamente a mais segura e a mais curta para facilitar a navegação. Quando foi construída, a passagem vai ter 1700 metros de comprimento por 36 de largura, com 49 metros de altura, permitindo a passagem de navios de longo curso, tanto de carga como passageiros. Para construir o túnel, terão que ser removidos três milhões de metros cúbicos de rocha. A obra está prevista para começar em 2018 e terminar em 2022, com um custo de dois mil milhões de coroas (219 milhões de euros).
Although maritime navigation seems to be done easily in a straight line, there are many dangers and obstacles to take into account. One of them is the presence of dry land as an obstacle between two points, which during the history of maritime navigation led to the creation of works such as the Panama Canal or the Suez Canal. But Norway goes further and is preparing to create the first maritime tunnel for long-haul vessels.
 
Kystverket, a Norwegian marine authority, is currently studying the feasibility of building a tunnel in the Stad Peninsula, one of the most dangerous coastal areas in the Scandinavian country. The Kraakenes lighthouse in Stad is the most storm-hit Norway in 45 to 106 days a year, and the coast has a combination of ripples, currents, winds and submerged geological formations that makes navigation around the peninsula dangerous .
 
The area chosen for the Stad Maritime Tunnel is both the safest and the shortest for easy navigation. When it was built, the passage will be 1700 meters long by 36 meters wide, 49 meters high, allowing passage of long-haul ships, both cargo and passengers. To build the tunnel, three million cubic meters of rock will have to be removed. The work is expected to start in 2018 and end in 2022, costing two billion kronor (219 million euros).